A visita à Confraria foi-nos recomendada aquando da nossa estadia na Quinta do Barrieiro. Sendo perto do Natal, estava um frio polar e nós pouco preparados para sobreviver a temperaturas mais propícias a ursos do que a gente. Este nosso sofrimento nada tem a ver com o facto de nem kispo (sim, nós dizemos kispo), termos levado. Quando passámos por isso à porta da Confraria, na zona histórica, e vimos que esta ainda não se encontrava aberta, pedimos encarecidamente ao simpático dono, o Sr. Luís Ramalho, que nos deixasse entrar pelas alminhas, e esperar lá dentro. Vendo o nosso estado de pré-hipotermia, o Sr. Luís condoeu-se com a nossa condição e abriu-nos as portas. Não bastasse este gesto caridoso, a S. ainda se fez à melhor mesa. Em boa verdade, todas as mesas são óptimas e a decoração do espaço está muito bem conseguida, com um aspecto acolhedor, rústico e tradicional, e boa iluminação que permite vislumbrar os artefactos regionais espalhados pelo espaço.

Rapidamente chegou a tão aguardada hora de abertura, e um prestável funcionário veio até nós com a ementa e algumas sugestões. Começámos por uma variedade de azeites, incluindo uma espuma bastante gulosa. Seguindo o atencioso conselho do funcionário, optámos por experimentar o menu de degustação que consistia em pequenas doses de vários pratos regionais, e que no nosso caso incluíram perdiz de escabeche (tão boa que pedimos duas vezes), lebre com arroz de feijão, migas, e outras iguarias. As porções não são generosas, mas há sempre possibilidade de repetir, e foi o que fizemos. Decidimos que numa próxima viagem escolheremos a perdiz simples, pois adorámos o seu sabor e a textura, e este por vezes perdeu-se ofuscado pelo gosto forte do escabeche. A carta de vinhos é igualmente extensa e de boa qualidade, com belas garrafas em exibição nas paredes brancas que criam um ambiente distinto.

O S. pediu um vinho ao copo e ficou bastante agradado. As sobremesas são tipicamente alentejanas. Optámos por provar umas das especialidades da casa, laranja à Confraria, que consiste em laranja fatiada com azeite, canela e amêndoa, perfeita para cortar a gordura dos pratos anteriores.

O serviço prima pela simpatia, rapidez, qualidade dos produtos e um certo requinte na arte de servir. Por tudo isto, recomendamos que faça uma visita.

Artigos Recomendados

Digite e pressione enter para pesquisar