Ir a Cacela Velha de passagem é pecado. A aldeia e a zona envolvente, incluindo vilas e praias na proximidade, pedem uma estadia mais demorada neste cantinho do sotavento algarvio. Um alojamento do qual gostamos muito e merece a nossa recomendação quando se quer apenas opção de quarto e pequeno almoço é o Cantinho da Ria Formosa. Aconselhamo-lo a ler algumas das razões do encanto deste lugar aqui se é que já não o fez.

O Cantinho é uma residencial prima pela qualidade do serviço e uma elegância simples, com um óptimo pequeno almoço caseiro, muito variado, com produtos frescos e da época (incluindo o bolo do dia, que o S. devora, e a S. diz que não come, mas mente). O pequeno almoço é realmente maravilhoso, preparado pela Anabela, a dona do espaço, anfitriã carismática e de uma simpatia contagiante. Mesmo quando acordamos com sono e saímos do quarto a passo arrastado, maldizendo a ideia brilhante de ir para a praia antes das gaivotas (geralmente proposta pela S.), é impossível não chegar ao rés-do-chão com um sorriso ao ouvir um “bom dia” entusiasmado e caloroso. Depois, um luxo: tomar o pequeno-almoço no jardim, em mesas cobertas por toalhas brancas. Sem pressas, sem controlo de quantidade – somos livres de nos servirmos as vezes que desejarmos, e se entretanto faltar alguma coisa esta é rapidamente reposta (a Anabela já sabe que é melhor esconder o bolo quando vê o S. descer as escadas).

Com parque de estacionamento privativo e quartos virados para um bonito jardim, em dias de sorte é possível fazer festinhas nos cavalos da propriedade, e os cães do Cantinho são amorosos (os donos vivem na casa ao lado). Em relação aos quartos, têm todos praticamente a mesma disposição: não são enormes, mas são muito acolhedores e limpos. Para desânimo da S. e do seu vício por banhos de imersão, as casas de banho só têm poliban, apesar bastante práticas e funcionais. E aquelas toalhas de banho turco que até esfoliam a pele revitalizam qualquer um. Apesar de só servir pequeno almoço, os hóspedes estão à vontade para almoçar ou jantar refeições trazidas de fora nas mesas do jardim com o serviço da casa (recordamo-nos de uma bela mariscada), e é possível guardar alguns alimentos e bebidas num frigorífico situado no rés-do-chão. Por 90 euros/dia, temos tudo o que precisamos. Muito recomendável.

Artigos Recomendados

Digite e pressione enter para pesquisar