Foi numa das nossas estadias em Cacelha Velha, e enquanto explorávamos a zona envolvente com o ventura-móbil, que decidimos fazer praia à Ilha da Fuseta, inserida na Ria Formosa (apanhando um barco da bonita vila piscatória da Fuseta). Ao regressar da praia ao final do dia, encaminhando-nos para o carro, reparámos num mercado de marisco local de nome Miguel Mariscos com muito bom ar, situado em frente a uma pequena praça com esplanada, à beira da estrada. Intrigados com o cheiro, e com fome de marisco (a S. falava há dias que queria comer caranguejos), resolvemos entrar e fomos logo prontamente cumprimentados pelo simpático Miguel.

A banca de exibição estava repleta dos mais variados tipos de crustáceos, incluindo sapateira, camarões, caranguejos, amêijoas, conquilhas, ostras, entre outras perdições, com possibilidade de serem cozinhados no próprio local, e consumidos ali mesmo.

Sendo um mercado (muito limpo e higiénico), os preços são substancialmente mais baratos do que em qualquer restaurante da zona, e a informação sobre a proveniência do marisco é bem visível. Sentimos que estamos a comprar algo local com toda a confiança. À falta dos desejados caranguejos, levámos camarão pequeno da ria que devorámos no Cantinho, estando lá instalados dessa vez, e combinámos com o Miguel regressar no dia seguinte para ir comer os caranguejos da ria que entretanto um amigo dele iria apanhar. Assim, sem complicações, com toda a amabilidade e simplicidade.

No dia seguinte e como prometido, apresentámo-nos no mercado e espalhámos alguma inveja ao recebermos os tão apetitosos caranguejos, ainda vivos, que o Miguel cozinhou prontamente em grandes panelas com água salgada que traz diariamente do mar. Para aumentar o nível de pirraça local, decidimos lambuzar-nos a comer os ditos na esplanada mesmo em frente. Que coisa boa… pequenos mas saborosíssimos, com aquele sabor inconfundível a maresia. Só foi pena não serem cinquenta quilos.

O Miguel é sem dúvida a nossa melhor sugestão para quem quer comprar marisco directamente aos apanhadores na zona da Ria Formosa, não só pelos preços muito convidativos, mas pela possibilidade de comprar, levando para casa para cozinhar, ou já cozinhados para piquenicar na praia, ali mesmo, ou em qualquer outro lado que desejemos. MUITO recomendável.

Artigos Recentes

Digite e pressione enter para pesquisar