A aldeia de Portagem é uma povoação rural pertencente ao concelho de Marvão que fica na memória de quem por quem lá passa. Pelo menos na nossa ficou, e em breve contamos regressar. muito devido à nossa experiência no fantástico Sever Grill. Demos por ela por acaso numa das nossas estadias pela zona centro, mais precisamente pela serra de São Mamede, quando estivemos hospedados na Quinta do Barrieiro, cujo relato podem ler aqui.

Banhada pelo rio Sever, a Portagem é daquelas zonas que corre o risco de passar despercebida sem a recomendação de um local. Felizmente, os donos do alojamento  onde estávamos a pernoitar aconselharam-nos este restaurante, e em boa hora. Que bela surpresa. Saímos tão satisfeitos que enquanto lá estivemos retornámos várias vezes, sempre para comer o mesmo: cogumelos, das mais variadas espécies. Mais precisamente, feijoada de cogumelos.

Não pensem que estamos a exagerar se vos dissermos que mal levámos a primeira garfada à boca vimos estrelinhas e fogo de artifício. Sabem quando comem algo que vos faz olhar para quem vos acompanha numa conversão conjunta sem que sejam precisas palavras? Esse é o efeito da feijoada do Sever Grill, ou a feijoada do Sr. Filipe, como decidimos nomeá-la desde então. O senhor Filipe é a alma do restaurante. Extremamente conhecedor (e protector) do reino fungi (e de outros), é um homem de uma simpatia cativante e de uma disponibilidade e gosto genuínos em falar sobre os produtos da terra (é ele que apanha os cogumelos).

Ficámos tão fascinados pelas espécies que degustámos que enquanto andávamos a caminhar pela zona, fotografámos imensos exemplares na terra húmida para depois mostrar ao Sr. Filipe, quais alunos sedentos da aprovação e orgulho do seu mestre. E o mestre Filipe tem sempre boas lições para ensinar. À pergunta da S. “Este come-se?”, mostrando a foto de um cogumelo, responde com autoridade e um certo tom gozão e bem disposto que tanto apreciámos nele: “Come-se, claro. Mas só se come uma vez.”

Uff. Ainda bem que não foi a nossa última, pois se há restaurante que recomendamos e ao qual queremos voltar muitas mais vezes, é este. Sim, tem vários produtos bons na ementa, mas vão por nós e não inventem: fiquem-se pelos cogumelos, e não se atrevam a sair de lá sem provar aquela feijoada divina.

E se quiserem dormir mesmo ao lado da feijoada, o restaurante tem uma casa mãe, a Churrasqueira Sever Grill, e conta também com um hotel com uma localização fantástica sobre o rio, o Sever Rio, que contamos visitar numa próxima aventura.

 

Artigos Recomendados

Digite e pressione enter para pesquisar