Quem nos lê, sabe que temos um carinho especial pelo Alentejo e que damos um saltinho àquela zona sempre que temos oportunidade. Boa comida, boa gente, boas paisagens. Numa destas saídas, decidimos ir visitar a vila fortificada de Monsaraz, caiada de branco e onde o xisto é rei. A Taverna Os templários encontra-se logo à entrada e oferece uma vista deslumbrante sobre o Alqueva da sua ampla esplanada. Por dentro, o espaço é caracteristicamente rústico e acolhedor, com um ambiente a fazer jus ao nome e às memórias medievais do lugar. Espadas e escudos embelezam as paredes. Já o exterior oferece um contraste moderno que funciona muito bem neste enquadramento paisagístico. O foco medieval é agradavelmente subtil, ao contrário de alguns estabelecimentos da mesma tipologia que pecam pela exploração excessiva destes apontamentos, perdendo autenticidade e elegância.

A vista é sem dúvida um dos pontos fortes da Taverna e da própria vila, localizada no topo do monte, permitindo um olhar desafogado até Espanha. A carta aposta na cozinha de cunho alentejano, e inclui pratos tradicionais como queijos regionais, perdiz com castanhas, açordas várias, ou lombinhos de javali. Optámos pelo bacalhau com espinafres que não desiludiu. Cremoso, com bastante bacalhau e espinafres cozinhados no ponto, era exactamente aquilo que precisávamos para recarregar energias. O serviço é atencioso apesar de um pouco demorado. No entanto, com aquele panorama, nem nos apercebemos (ou pouco, vá). Não sendo propriamente um restaurante barato (uma refeição para duas pessoas ronda os 45 euros), também não podemos dizer que o preço é excessivo, especialmente se atendermos à sua localização.

Por tudo isto, se estiver de visita à vila, recomendamos uma ida à Taverna, nem que seja apenas para tomar uma bebida na esplanada e contemplar o vasto horizonte da planície alentejana. Mesmo no inverno, os grandes aquecedores exteriores convidam a uma passagem sem medos. Como última nota, um aviso: reservem, especialmente aos fins-de-semana.

Artigos Recomendados

Digite e pressione enter para pesquisar